sábado, 10 de setembro de 2016

Da Monarquia à República - Voto e cidadania


O objetivo deste assunto, é a compreensão da Independência do Brasil como um processo no qual a elite agrária e escravista conseguiu impor sua proposta na organização do Estado brasileiro, com a vitória do projeto
monarquista, ao contrário do que ocorreu na maioria dos países americanos. Reflexões sobre a percepção das relações passado-presente e as permanências e rupturas na dinâmica do processo histórico, bem como contribuir para a compreensão da importância daquele momento como componente essencial para a construção do Estado no Brasil, ampliando as discussões a respeito de questões relativas à cidadania. 
Visando  incentivar a discussão sobre a questão da participação política, mediante o voto, no processo
de construção da cidadania na história política brasileira, comparando-se quem eram os eleitores à época do Império, segundo a Constituição de 1824, e quem são os eleitores hoje, segundo o texto constitucional de 1988. 
Refletir a respeito das relações passado-presente e, principalmente, das mudanças e permanências na dinâmica do processo histórico. Assim, os conhecimentos desenvolvidos na escola podem proporcionar uma discussão que favoreça a interação dos alunos com sua realidade, a fim de que possam melhor compreendê-la e realizar propostas de intervenção solidária e cidadã.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7- MONARQUIA × REPÚBLICA
Conteúdos e temas: independência política, regime político, poder político, Estado, Monarquia e República.
Competências e habilidades: trabalhar em equipe (posturas de colaboração, de solidariedade, de tolerância e de respeito a si próprio e aos outros); pesquisar (iniciativa e autonomia na busca de dados e informações pertinentes ao tema definido em diferentes fontes); sistematização (desenvolvimento da capacidade de leitura, seleção, organização, análise e esquematização de dados, apresentação de conceitos e informações); coerência argumentativa.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8 - VOTO E CIDADANIA 
Conteúdos e temas: voto censitário, voto universal, voto aberto, voto secreto, voto obrigatório, voto
facultativo, sufrágio, promulgação e outorga.
Competências e habilidades: compreensão de textos, capacidade de interpretar dados e informações e construção argumentativa.


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