terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que fica no lugar do petróleo quando ele é retirado?


O PETRÓLEO FICA INFILTRADO NAS ROCHAS, IMAGINE UMA ESPONJA MOLHADA, A ESPONJA SERIA A ROCHA E A ÁGUA SERIA O PETRÓLEO.
CONJUNTOS DE ROCHAS CHEIAS DE PETRÓLEO SÃO AS JAZIDAS QUE PODEM ESTAR NO FUNDO DO MAR OU NO FUNDO DA TERRA.
DEPENDENDO DE COMO O PETRÓLEO É RETIRADO E DE ONDE ESTÁ A JAZIDA, OS POROS DAS ROCHAS SÃO PREENCHIDAS POR ÁGUA, POR MAIS PETRÓLEO OU APENAS POR AR, COMO ACONTECE QUANDO APERTAMOS UMA ESPONJA MOLHADA.

MAS QUAL A ORIGEM DO PETRÓLEO?


Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] óleo de oliva, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).

Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas denitrogêniooxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo, tais como óleos deXisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha, não se incluem nesta definição.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel,gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafinaGLPprodutos asfálticosnafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

3 comentários:

erln disse...

Oi!Professor,gostaria de saber se quando retirado o petróleo, e ficando o vácuo,vai formar pressão,e essa pressão pode mover com as plaquetas,e, com esse movimento poderá causar uma onda gigante?Ou não?

erln disse...

Gostariade saber mais,sobe o vácuo que fica após a retirada do petróleo.

Anônimo disse...

Eu acredito na seguinte abobrinha: O petróleo é tipo um revestimento amortecedor e que foi criado pela Força Superior para servir de amortecedor de impactos. Devido a sua densidade , pouco chega a parte que esta queimando em baixo da terra. O uso da água nestas regiões e a formação de gazes tem causado explosões o que resulta em terremotos de profundidades. Já a água, tem atingido áreas até então não alcançadas abaixo da terra, por esta razão tem transformado o interior da terra em uma panela de pressão empurrando as partes frágeis para cima, ocasionando os terremotos. Reparem bem o PAINEL GLOBAL. Tem dias que não aparece nenhum terremoto, mas num espaço de dois a três dias no máximo eles ressurgem, mesmo que de baixa intensidade. Isso pode parecer estupides. Mas esta abobrinha podem se transformar num jerimum quente em pouco tempo.
Att, Luiz Lima, visite meu espaço.